17 de nov de 2017

Explorando Prudentópolis/PR

Acampados no Recanto Perehouski - veja o post a respeito - aproveitamos os seis dias em que lá ficamos para conhecer um pouco a região, em especial as principais cachoeiras gigantes de Prudentópolis, objetivo de nossa viagem.

Salto São Sebastião

A apenas 5 km do camping - coordenadas -25.031360, -51.125992 - é uma imponente cachoeira, com seus 120 m de altura. Paga-se uma taxa de visitação, o carro fica no estacionamento e percorre-se um caminho, curto, que leva a um pequeno mirante de onde pode-se ver a cachoeira à distância.


Depois, numa gostosa trilha que cruza rios - tem pontes - passa por gruta, chega-se ao outro mirante no topo da cachoeira, onde se vê dois saltos, São Sebastião e Mlot, um de frente para o outro - veja o vídeo a seguir:


Salto Manduri

Fica na área do Recanto Rickli - coordenadas -25.178756, -50.938744 - local com muitas opções de lazer como piscina, restaurante, churrasqueira, quiosques, etc., mas que estava com suas atividades paralisadas quando fomos.

Demos sorte de encontrar um funcionário que gentilmente permitiu que entrássemos apenas para visitar e curtir a maravilha que é o Salto Manduri.

Impressionante o grande volume d'água e a extensão de cerca de 100 m de largura. Altura pouco mais de 30 m. Vídeo:


Salto Barão do Rio Branco

A 2 km do Salto Rickli, em área de propriedade de uma indústria de cartões, chegamos ao Salto Barão do Rio Branco - coordenadas -25.168505, -50.941418 - onde inclusive existe uma pequena central hidrelétrica. Não houve cobrança de taxa e o acesso foi permitido para visitação.

Linda cachoeira, onde é possível ter uma visão de sua imponência e do Canyon do Rio dos Patos descendo uma escadaria de ferro de mais de 470 degraus e chegando perto do rio.





Depois, seguindo um caminho chega-se a um mirante no topo da cachoeira e fica-se admirando o espetáculo da queda do grande volume d'água e o vôo incessante das andorinhas, que se alojam nos paredões próximos.



Salto São João

No mesmo dia seguimos para o Salto São João - coordenadas -25.076214, -50.992703 - cuja área é considerada Unidade de Conservação de Proteção Integral e Monumento Natural, onde estava marcada a inauguração de um Parque com estrutura de apoio ao turista, mas ao chegar lá vimos obras em andamento e informação de pessoas trabalhando que a data foi adiada.

De qualquer forma percorremos a área, começando pelo mirante nº 1, onde se tem uma visão à distancia - cerca de 1 km - da enorme queda d'água e da linda natureza em volta.


Desse mirante existe uma trilha em meio à mata nativa, onde está sendo feito algo como passarelas e pontes nos locais mais difíceis. Falta muito para essa obra chegar ao mirante 2, que está a 1.140 m. Onde é só a trilha original o caminho estava ruim apenas na chegada ao mirante, que inclusive deve ficar muito escorregadio em caso de chuva.




No mirante 2 a visão do topo da cachoeira e seu "trovejar" impressionam. O vídeo a seguir dá apenas uma pequena ideia do que é esse lindo espetáculo da natureza:


A cidade

Prudentópolis em sua área central causou-nos muito boa impressão. Ruas largas, asfaltadas e sinalizadas, limpeza, arborização, arquitetura moderna e...



Você conhece Prudentópolis? Deixe também seu comentário, pois será útil para os demais campistas.

Obrigado pela visita, volte sempre!!

Outros posts recomendados:
Acampando em Prudentópolis - PR
No Recanto Perehouski - área toda gramada, mas parte do terreno é irregular. Possui vários quiosques com churrasqueira, tomada e ponto de luz em cada... Leia mais

Acampada em Praia Grande - SC
acampamos no Hostel Nativo dos Canyons, pertencente a uma família tradicional da cidade de Praia Grande, “Família Rosa”, natur... Leia mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário